A Indústrias Colombo é uma multinacional brasileira, que atua no desenvolvimento de soluções em máquinas para a colheita mecanizada de grãos, vagens e sementes e na fabricação de peças, componentes agrícolas.
A Colombo é formada pelas marcas MIAC, que produz uma ampla linha de máquinas para a colheita mecanizada de grãos, sementes e vagens (café, amendoim, feijão, milho e soja), e a AEMCO, fabricante de componentes agrícolas que desenvolve a mais completa linha de cardans, caixas de transmissão, juntas, terminais, flanges e dispositivos de segurança do mercado brasileiro.
Com 51 anos de história, a Indústrias Colombo é um grupo empresarial familiar sólido e em constante crescimento, reconhecido por sua tradição em inovar.
Sua sede industrial está localizada na cidade de Pindorama, no interior de São Paulo. No exterior, a companhia possui duas filiais, na cidade de Adel, na Georgia, Estados Unidos, e em Río Cuarto, na província de Córdoba, na Argentina. Suas máquinas e produtos estão presentes em mais de 60 países.
Originalmente italiana, a família Colombo veio para o Brasil no ano de 1886, a bordo do navio a vapor “Sirio”, sendo alocados na região de São Carlos, na fazenda Conde dos Pinhais. Em 1959, a família mudou-se para a região noroeste do estado de São Paulo, mais precisamente na área rural da cidade de Pindorama, onde deu início às suas atividades nas plantações de amendoim e feijão.
Já no início da década de 70, à medida que se dedicavam à colheita das safras que era efetuada de maneira manual, os irmãos Colombo almejavam desenvolver uma máquina que realizasse o processo de um modo mais ágil e rápido.
No início da década de 70, à medida que se dedicavam à colheita das safras de maneira manual, os irmãos Colombo almejavam desenvolver uma máquina que realizasse o processo de um modo mais ágil e rápido. Pioneiros na criação, elaboraram uma pequena máquina estacionária. Com o passar do tempo, para obter mais agilidade nas colheitas, foram aperfeiçoando o projeto. Assim, em 1973, nasceu oficialmente a empresa MIAC - Máquinas e Implementos Agrícolas Colombo Ltda.
Em menos de 10 anos, a MIAC já era líder no mercado nacional de recolhedoras de amendoim e feijão. Os produtos oferecidos atendiam plenamente às necessidades dos clientes, fazendo jus ao crescimento e sucesso alcançados pela empresa. Foi na década de 80 que a história da indústria ganhou novas perspectivas. Em 1982, com objetivo de diversificar as atividades da família, foi inaugurada a empresa AEMCO - Aparelhos Eletromecânicos Colombo, fábrica de aparelhos elétricos para solda.
Em 1983, identificou-se uma oportunidade no mercado de cardans agrícolas e a AEMCO passou a desenvolver esses componentes para as indústrias de máquinas agrícolas e encerrou, desta forma, a atividade de fabricação de aparelhos para solda.
No ano seguinte, os irmãos Colombo deram início à fábrica de cruzetas, denominando a empresa como COTRAME - Colombo Transformações de Metais, atendendo fortemente o mercado de varejo (peças) em todo o Brasil.
Para atender a demanda por componentes fundidos exigida pela MIAC e AEMCO, foi criada em 1988, a FUNDIÇÃO COLOMBO, responsável pela fabricação das peças que compõe os implementos, os cardans e peças para os setores agrícola e automotivo. A iniciativa dos irmãos Colombo, além de agilizar a produção, passou a determinar o controle no padrão de qualidade de cada item integrante das máquinas e cardans. Com a FUNDIÇÃO COLOMBO, a MIAC e AEMCO, ganharam a liberdade de impor o ritmo que desejavam nas suas linhas de produção, para crescer com tranquilidade e segurança. Uma autonomia que permitiu planejar melhor o trabalho e responder com rapidez e eficácia todas as prioridades de cada setor.
Em 1993, a empresa passou por uma mudança em suas diretrizes. Nesta época, ocorreu a incorporação das empresas AEMCO, COTRAME e FUNDIÇÃO COLOMBO à empresa MIAC, que passou a ser considerada a “empresa-mãe” e as demais como filiais. As marcas MIAC, AEMCO, COTRAME e FUNDIÇÃO COLOMBO, por serem bastante conhecidas no mercado, foram mantidas e nasceu uma nova razão social “Indústrias Reunidas Colombo Ltda” e assim, surge a marca COLOMBO. A estratégia permitiu a criação de um escritório administrativo que centralizou as operações de compra, venda, recursos humanos, uniu os departamentos financeiros e passou a administrar o complexo intitulado INDÚSTRIAS REUNIDAS COLOMBO.
Em 1997 a Colombo, em busca de novos mercados e expansão de sua marca, começou a exportar seus produtos. O caminho foi aberto durante uma reunião da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas. A empresa aderiu ao Programa BMS (Brazil Machinery Solutions), fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), voltado para a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos.
Como parte de um processo de internacionalização da marca, a partir de 2005, além das vendas diretas para os clientes de outros países, a empresa decidiu pela abertura de unidades estratégicas de negócios fora do Brasil. O crescente aumento das exportações fez surgir a COLOMBO ARGENTINA em Villa Maria, na província de Córdoba, hoje, estabelecida em Río Cuarto.
Dando continuidade ao processo de internacionalização iniciado no ano anterior, nasceu a COLOMBO NORTH AMERICA, na cidade de Ocilla, atualmente, estabelecida na cidade de Adel, no Estado da Georgia (USA), criando assim, uma estrutura de apoio comercial, técnico e logístico, fortalecendo e consolidando a empresa no mercado internacional.
Adotando uma estratégia ousada para a ampliação de seu portfólio, a INDÚSTRIAS COLOMBO, sempre atenta às necessidades de mercado e com objetivos cada vez mais sólidos de crescimento, em 2008, passou a produzir na MIAC, produtos para beneficiamento e colheita do café. Já em 2009, estendendo a estratégia para outras unidades do grupo, a AEMCO e a COTRAME, passaram a produzir caixas de transmissão e cilindros hidráulicos, respectivamente.
Em 2011, a COTRAME adquiriu uma máquina trefiladora para produção de tubos e barras e, em 2013, dando continuidade a estratégia de expansão da empresa, adquiriu uma máquina injetora de plástico. Essas ações permitiram alcançar e superar os objetivos estabelecidos pelos Diretores, juntamente com o trabalho profissional de todos os Colaboradores.
Com base numa parceria fundamentada no respeito e confiança, desenvolvida junto a produtores de amendoim, foi possível criar soluções em tecnologia e equipamentos que trouxeram benefícios para toda a cadeia produtiva de grãos como amendoim, feijão, milho e soja. O resultado dessa parceria foi o desenvolvimento e lançamento da primeira colhedora automotriz, a Avanti C360.
Sucesso absoluto na colheita de amendoim, a Avanti passa por um processo de redesign e implementação de novas tecnologias. Com essa nova versão o produto entrega maior eficiência e disponibilidade na colheita de grãos. Superada a etapa de amadurecimento do produto, a Avanti passa a operar na colheita da cultura de milho nos EUA, ampliando sua capacidade de operação e cumprindo plenamente com a proposta para a qual foi desenvolvida.
Em abril de 2022, a Colombo passou por uma reformulação, lançando uma nova identidade visual para as suas marcas, que refletem melhor os valores e personalidade do grupo. Alinhada com os mercados que atende, no Brasil e no exterior, a Indústrias Colombo se orgulha do trabalho desenvolvido durante 50 anos no segmento de máquinas e componentes agrícolas. Um trabalho baseado na ética, no respeito, no comprometimento com seus clientes e fornecedores, no desenvolvimento sustentável e numa bem-sucedida parceria com o homem do campo.
Indústrias Reunidas Colombo, situada na cidade de Pindorama, no interior do Estado de São Paulo, conta com uma estrutura de 20.000 m2 de área construída.
Selecione abaixo o contúdo que deseja ver:
Em breve retornaremos o contato *Campos obrigatórios